terça-feira, 30 de outubro de 2012

Tratamento dos resultados da TDT

Após a análise cuidada de todas as respostas ao inquérito divulgado há alguns dias, obtemos os seguintes perfis dos portugueses entrevistados:



IDADE
 Figura 1 - Idade dos entrevistados


A idade predominante situa-se entre os 16 e 25 anos com quarenta e cinco respostas dadas. Temos seis pessoas com a idade compreendida entre os 26 e 45 anos, cinco entres 46 e 60 anos e duas pessoas com mais de 60 anos.




Já ouviu falar em pontos de recolha de lixo eletrónico?
Figura2- Já ouviu falar em pontos de recolha de lixo eletrónico?


Com a interpretação do gráfico concluímos que, de um modo geral, os entrevistados conhecem pontos de recolha de lixo eletrónico. Contudo, consideramos que 15 em 58 dos entrevistados, ou seja 25,8%, é um número alarmante. Iremos trabalhar para que esta percentagem diminua dando mais informação.


Se sim, quais?
Figura3- Os pontos de recolha que os entrevistados conhecem. 


Visualizando o gráfico, conseguimos concluir, claramente, que o ponto eletrão é o ponto de recolha que as pessoas têm mais conhecimento. Muitos dos entrevistados responderam mais que uma opção nesta pergunta o que nos deixa particularmente satisfeitos. 



Teve a necessidade de comprar um aparelho TDT, aquando da implementação deste sistema?
Figura 4-Comprou algum aparelho TDT?


Cerca de 50% das pessoas tiveram que comprar um aparelho TDT. 
Note-se que custo de um aparelho TDT ronda aproximadamente os trinta euros. 


Se sim, quantos aparelhos?

            Figura 5- Número de aparelhos que tiveram de comprar.


No geral, número de aparelhos que as pessoas compraram foi um ou dois. Quatro pessoas compraram mais de 3 aparelhos o que perfaz uma percentagem de 15,6%.


Teve que comprar um novo televisor já com essa funcionalidade integrada?
Figura 6 – Teve de comprar um novo televisor com essa função integrada?



Teve de deitar algum televisor ao lixo?
Figura7- Teve de deitar algum televisor ao lixo?


Tendo em vista o gráfico circular observamos que 5 em 58,ou seja, 8,6% tiveram que deitar fora o seu televisor. Esta percentagem refere-se a uma amostra de 58 pessoas. Imaginemos agora 10,760,831 de habitantes, população de Portugal, quantos televisores terão sido deitados no lixo?



Se sim, onde colocou?

Analisando as respostas dadas verificou-se que várias pessoas não têm consciência ecológica dado que colocaram no recipiente de lixo doméstico, lixeiras e outros. No entanto, houve ainda duas respostas onde referiram que coloraram o seu aparelho obsoleto no ecocentro e num estabelecimento comercial, local que tem vindo a ser mais divulgado para a recolha dos eletrodomésticos antigos ou não funcionais.



Opinião sobre a implementação deste sistema digital

As respostas a esta pergunta foram muito diversas, no entanto, sabe-se que há quem esteja satisfeito  - “Bastante positivo, pois vivo na fronteira e apanho uma imensidão de canais espanhóis, pena a falta de variedade dos portugueses mas, pelo menos, tem mais qualidade que analogicamente”, “Adoro!” - , e quem manifeste descontentamento - Veio dificultar a vida de muitas pessoas e o número de canais é reduzido.”, “A ideia não estava mal pensada, não fosse a qualidade ainda ter ficado pior”. No geral, os entrevistados consideram que a TDT deveria ter mais canais e ser mais simples o seu manuseamento e qualidade.
Surgiram ainda algumas sugestões, nomeadamente:
 “Todos os resíduos deveriam ser obrigatoriamente tratados”



Obrigada pela tua contribuição em responderes ao inquérito!
Após estes conhecimentos, iremos fazer com que a população se torne mais informada relativamente aos REEE e seus tratamentos.


"Engrenando ideias, inovando o mundo!"





segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Por vezes o consumidor quer dar uma saída viável ao seu lixo, mas a sociedade não consegue dar uma resposta assertiva. A solução parte de cada um de nós e da pressão que criamos individualmente, de forma a conformar uma sensibilização unanime e global. A moda é fácil de chegar aos indivíduos e de ser implementada numa população. Está na moda saber o que fazer ao aparelhos que tem em casa e que estão "fora de moda"!



"Engrenando ideias, inovando o mundo!"


quinta-feira, 11 de outubro de 2012

sábado, 6 de outubro de 2012

"Buy it, Use it, Break it, Junk it, it's Toxic!"

Aqui fica um pequeno vídeo bastante esclarecedor publicado pela Greenpeace!



"Engrenando ideias, inovando o mundo!"