quarta-feira, 26 de dezembro de 2012

Fim de vida de produtos eletroeletrónicos

Apesar de toda a informação que é distribuída à população em geral sobre o que fazer em relação aos equipamentos eletroeletrónicos, o seu despejo em caixotes do lixo e ruas continua a ser bem visível, inclusivé nas ruas de Guimarães. Claro que não podemos esperar que tudo mude de um momento para o outro porém, as pessoas deviam ter mais consciência de onde devem colocar certas coisas.
A verdade é que toda a especulação à volta da reciclagem e reconversão é bastante importante e coadjuvante ao planeta que habitamos.

Temos de nos mentalizar que a reciclagem é importante, e não custa nada!
Quanto às televisões, e direcionado agora aos nossos seguidores, sabem onde as devem colocar no fim do seu ciclo de vida, quer seja em pontos de recolha ou pontos eletrão existentes em vários locais, como centros comerciais ou shoppings, por exemplo, onde as televisões são direcionadas para centros onde irão ser desmontadas e grande parte dos seus componentes irão ser reaproveitados para posterior reconversão, possivelmente.

Passem a palavra e guardem a mensagem, tudo por um planeta melhor!


Fig. 1 - Televisões colocadas no lixo comum



"Engrenando ideias, inovando o mundo!"

Programa em DevC++

O grupo 2 elaborou um programa em DevC++, cuja utilização e funcionalidade foi lecionada na unidade curricular programação e algoritmia. Este irá ajudar  a organização e gestão de stocks na nossa empresa de reciclagem de televisões. Assim, em seguida apresentamos o aspeto deste mesmo programa, explicando a sua utilização e funcionamento. 

Começamos por elaborar um menu com as seguintes opções:

Na opção 1 pedimos ao utilizador para introduzir os quilogramas de plástico, de metal e vidro de uma televisão.

Na opção 2 é possível consultar os stocks de entrada, ou seja, vai mostrar o que introduzimos na opção anterior. Se introduzirmos duas televisões na opção anterior, nesta opção irá mostrar a soma de cada material das mesmas.

Na opção 3 lista os materiais de cada televisão introduzida.   
 
Na opção 4 é pedido ao utilizador para introduzir o preço de mercado de cada material por quilograma.

Na opção 5 mostra a rentabilização de cada material numa televisão escolhida pelo utilizador. O programa multiplica o valor introduzido na opção 1 com o da opção 4 por cada material.

Na opção 6 é registada a saída de materiais. É questionado ao utilizador qual a empresa de destino e que quantidade pretende distribuir de metal, vidro e plástico.

Na opção 7 permite consultar o stock de saída. Aquando a introdução do nome da empresa mostra a quantidade de materiais enviados para a mesma, o total e o lucro da venda.

O programa será uma ajuda imprescindível à nossa empresa ajudando-nos no sentido de a informação dos materiais presentes na mesma ficarem mais organizados e de mais fácil acesso. 

Esperemos que o grupo tenha despertado ainda mais interesse nos nossos seguidores! Para saber mais sobre o programa DevC++ podem consultar a página http://www.uniqueness-template.com/devcpp/


"Engrenando ideias, inovando o mundo!"

quinta-feira, 13 de dezembro de 2012

Curiosidades sobre a TV

Sabia que...?
- O inventor da televisão foi Philo Farnsworth, este nasceu numa cabana em Utah no ceio de uma família pobre, desde cedo demonstrou interesse pela ciência?
   Aos 14 anos descobre parte da solução de como construir uma televisão, mas a falta de dinheiro e de estudos mais específicos impossibilita-o de criar o seu protótipo. 
   Mais tarde consegue entrar na Brigham Young University, a qual tem de abandonar após a morte do seu pai. Philo tinha o problema, a solução, só não podia prova-lo, até que encontra alguém que lhe financia o projeto. 
   Com um orçamento de apenas US $ 6.000 criou o primeiro protótipo que seria testado pela primeira vez em 07 de setembro de 1927. 
   A história tem mantido John Logie Baird como o verdadeiro inventor da televisão, mas a televisão tal como se popularizou na década de 50 era o projeto original de Farnsworth, e, portanto, é merecedor do título de inventor da televisão .


- O recorde de mais horas seguidas a ver televisão é de 69 horas e 48 minutos? Para isso, Surech (detentor do recorde) bebeu cerca de 30 cafés.

Tal como uma droga, a televisão começou a ter viciados? Em média um viciado vê 4 horas de televisão por dia. Não parece muito mas uma pessoa que durma 8 horas por dia, trabalhe outras 8 e passe 4 horas a ver televisão, despende metade do seu tempo disponível a ver televisão.

- Estudos revelam que o uso excessivo da televisão pelas crianças tem relacionamento direto com:
       1-      Comportamento agressivo;
       2-      Resultados fracos na escola;
       3-      A crença de que será vítima de um crime;

- A maior televisão do mundo feita pela Sharp tem tanto de comprimento como o jogador da NBA, Lebron James, tem de altura.

quarta-feira, 5 de dezembro de 2012

Desmontagem de uma TV





No dia 29 de Novembro fizemos a desmontagem de uma TV.
Através de todas as informações que recolhemos na internet e após termos a certeza absoluta que a nossa segurança não estaria em causa (dado que o CRT pode conter vários milhares de Volts) procedemos, por fim, ao desmantelamento da televisão. Com esta desmontagem também pudemos cronometrar o tempo de cada etapa e elaborar os cálculos necessários para a medição do desempenho. Assim vimos todos os componentes dos televisores e conseguimos saber concretamente o que a nossa empresa vai ter de fazer.
"Engrenando ideias, inovando o mundo!"